CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

quinta-feira, 9 de abril de 2009

e02- Tecnologia digital

Formatos Digitais de Vídeo

FLV


FLV é o formato de arquivo de vídeo originário do Adobe Flash Player utilizado a partir da versão 6 do software. Este formato tornou-se muito comum na Internet em sites como o YouTube, Google Video, MySpace entre outros.

RMVB


RealMedia Variable Bitrate, conhecida também pelo acrônimo RMVB, é uma extensão de bitrate variável do container multimídia RealMedia, desenvolvido pela RealNetworks.
Consiste do tradicional arquivo .rm (arquivo Real Media com taxa de dados constante), porém com a capacidade de variar a taxa de dados de acordo com a complexidade das imagens em cada quadro do vídeo. Desta maneira se torna maior o valor da relação qualidade/tamanho. Assim o arquivo de vídeo terá a mesma qualidade com um tamanho menor que o usual.
Para se ter uma idéia da capacidade deste formato, um arquivo DivX/XviD de 700MB, contendo aproximadamente 100 minutos de vídeo, mas com qualidade inferior, seria reduzido para um arquivo de aproximadamente 350MB.


MATROSKA


Matroska é o nome de uma iniciativa ousada para a criação de formatos universais de contentores, ou containers de audio e video digitais.
O nome é grafia romanizada de матрёшка, ou matrioska - bonecas típicas russas, no qual uma boneca grande contém outra menor, que contém outra, e assim sucessivamente. Deste modo, os formatos ligados ao Matroska permitem conter dados resultantes de diferentes tipos de codificações (ou codecs) de video e audio.
Matroska se concretiza como biblioteca de software, que pode ser usadas pelos criadores de players multimídia.Sua adoção é ainda limitada, mas já é entusiástica: adotam-no muitos softwares livres de video digital, como x264 e VirtualDubMod.
Apesar de ser uma iniciativa Software Livre, Matroska não se limita a sistemas operacionais livres, como o GNU/Linux: seu parser, ou "analisador léxico", de DirectShow é muito considerado pela equipe do projeto Matroska.